Foto panorâmica da cidade de Caçu

Foto panorâmica da cidade de Caçu
Caçu-GO

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como chegar a Caçu

Como chegar a Caçu
De carro próprio:
Caçu situa-se em posição geográfica privilegiada. A cidade é servida por rodovias asfaltadas que a interligam a todo o Brasil. Pela BR-364 (São Paulo a Cuiabá) pode-se chegar a 8km da cidade de Caçu, no trevo com a GO-206. No trevo o visitante pega o acesso a Caçu (a 8 km) passando por duas colunas de eucaliptos perfilados durante o percurso, dando as boas vindas ao chegante.
As colunas de eucaliptos são interrompidas no início do trecho em declive, permitindo ao visitante uma vista panorâmica da cidade do outro lado do rio Claro. Também se avista parte do lago da represa Barra dos Coqueiros, aos fundos da cidade, um presente aos olhos de quem sabe apreciar a natureza.
A GO-206 serve a região compreendida entre a divisa de Goiás com Minas Gerais, na cidade de Itumbiara, do lado goiano, até a divisa de Goiás com Mato Grosso do Sul, na cidade de Cassilândia, do lado sulmatogrossense. Nesse trecho encontram-se , além de Caçu, também as cidades de Cachoeira Dourada, Inaciolândia, Quirinópolis, Itarumã e Itajá, entre outras menores.
Em Itumbiara a GO-206 permite novos horizontes com ligações, no sentido Minas Gerais, com o “Trevão” de onde se pode ir para Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte, em uma direção, ou então para São José do Rio Preto, em São Paulo. Pode-se ainda retornar a Goiás no sentido Ituiutaba-São Simão-Caçu. De Itumbiara,no sentido Goiânia-Brasília, encontram-se cidades como Piracamjuba, Morrinhos, Hidrolândia e Aparecida de Goiânia, chegando-se a Goiânia de onde se pode prosseguir para Brasília-DF ou Palmas-TO.
A BR-364 (São Paulo-Cuiabá) no trecho goiano liga a divisa de Goiás com Minas Gerais, na cidade goiana de São Simão, com a divisa do Estado de Mato Grosso, entre as cidade de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT. No entremeio estão as cidades de Paranaiguara, Cachoeira Alta, Caçu (a 8 km), Aparecida do Rio Doce, Jataí e Mineiros, além das cidades fronteiriças.
Outra opção rodoviária para se chegar a Caçu, partindo de Brasília, é passar por Anápolis, Goiânia e Rio Verde. Da cidade de Rio Verde, em vez de seguir para Jataí, pela BR, pega outra GO no sentido Aparecida do Rio Doce, esta no trevo da GO com a BR-364, já mencionada.

Roteiros de carro, em resumo de opções:
1 - Rio de Janeiro-São Paulo-Caçu (cerca de 1500km): opções por Campinas, Rio Preto, Ponte do Itamarati, Aparecida do Taboado e Paranaíba. A alguns quilômetros após Paranaíba e antes de Cassilândia, virar à direita, em acesso secundário para Goiás, admitindo-se também chegar a Cassilândia (aumenta a distância), de lá para Goiás.

2 – Rio de Janeiro-Minas Gerais-Caçu (cerca de 1500km): opção por BH, Uberlândia, Ituiutaba e São Simão(GO).
3 – Palmas-Caçu: Opção por Goiânia e Rio Verde;
4 - Brasília-Caçu: opção por Goiânia e Rio Verde;
5 – Campo Grande-Caçu: opção por Chapadão dos Gaúchos, Cassilândia.
6 – Campo Grande-Caçu: opção por Águas Claras, Paranaíba.  
7 – Cuiabá-Caçu: opção por Rondonópolis, Alto Araguaia, Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Jataí, Aparecida do Rio Doce e, quilômetros à frente, virar à direita no trevo da GO-206.
8 – BH-Caçu: opção por Araxá, Santa Juliana, Uberlândia, Ituiutaba, São Simão.
9 – BH-Caçu: opção Araxá, Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, São Simão.

De avião:
Em vôos comerciais regulares:
1 – Até Brasília, seguindo de ônibus para Caçu (cerca de 550 km);
2 – Até Goiânia, seguindo de ônibus para Caçu (cerca de 330 km);
3 – Até Rio Verde, seguindo de ônibus para Caçu (cerca de 100 km);

Em voos fretados - Pouso e decolagem em Caçu:
1 – Aeronaves de pequeno Porte – inclusive pequenos jatos - Aeroporto Municipal JK, no entorno da cidade;
2 – Aeronaves de médio porte: - Aeroporto particular da Fazenda Carajá (a 20 km. da cidade).

De ônibus:

1 - A partir de Brasília: (Percurso superior a 500 km.);
1.1 - Viação São Luiz - saída de Brasília no início da noite e chegada a Caçu na madrugada do dia seguinte;-
1.2 - Nacional Expresso – Saída de Brasília no início da Tarde, com chegada a Caçu por volta das 22 horas;
1.3 - Viação Estrela – Saída de Brasília à tarde, passa por Goiânia, Itumbiara e chega a Caçu na manhã do dia seguinte (maior percurso, pois passa por Minas Gerais (Ituiutaba).

2- A partir de Goiânia: (Percurso superior a 300 km.);
2.1 - Viação São Luiz:
2.1.1 - saída no final da tarde e chegada a Caçu por volta das 22h20 do mesmo dia;
2.1.2        - saída no início da noite, chegada a Caçu na madrugada do dia seguinte;

2.2 – Expresso São Luiz - Saída no final da tarde com chegada a Caçu por volta das 20 horas;
2.3- Nacional Expresso – Saída no final da tarde com chegada a Caçu por volta das 22 horas;
2.4 Viação Estrela – Saída no início da noite, passa por Itumbiara e chega a Caçu na manhã do dia seguinte (maior percurso, pois passa por Minas Gerais (Ituiutaba).

3. - A partir de Campo Grande-MS:
3.1 - Viação São Luiz:
3.1.1 - saída no final da tarde e chegada a Caçu por volta das 22h20 do mesmo dia;
3.1.2 - saída de Goiânia no início da noite, chegada a Caçu na madrugada do dia seguinte;

3.2 - Nacional Expresso – Saída de Campo Grande à Tarde, com chegada a Caçu à noite.

4 - A partir de Uberlândia -MG:
4.1 - Viação Platina - saída de manhã e chegada a Caçu por volta das 16 do mesmo dia.

5 - A partir S. J. Rio Preto:
5.1 - Viação São Luiz: - saída no início da tarde, chegada a Caçu por volta das 20 horas.

6 - A partir de São Paulo:
6.1 - Expresso Itamarati – saída do Terminal Barrafunda, no inicio da noite, com chega a Caçu na manhã seguinte. Passa por S. J. do Rio Preto.

Observação:
Para os eventos literários da ALB e Poetas Del Mundo em Caçu, a Prefeitura anfitriã vai disponibilizar um microônibus com capacidade para 30 pessoas. 
Os escritores e poetas que quiserem usufruir da cortesia da Prefeitura, até o limite dos lugares disponíveis, devem fazer reserva com antecedência, até completar a lotação, pelo e-mail jfaria.nunes7@gmail.com ou  jfaria.nunes@hotmail.com,  em ambos os casos com cópia para edircom@uol.com.br. Por meio dos referidos endereços de e-mail se pode obter mais informações.
O veículo vai sair do Aeroporto Internacional Santa Genoveva, de Goiânia, às 11h do dia 28, para chegar a Caçu com tempo para a solenidade das 16h30 horas (na descida do ônibus).

Um comentário: